GT Spider. A Alfa que deveria ter existido.

Depois de quase uma década de rumores sobre sua possível existência, o mundo finalmente consegui ver o carro que a Alfa Romeo deveria ter feito: a versão cabriolet do cupê GT.

A casa italiana Bertone criou o fascinante conceito de quatro lugares para a Alfa Romeo em 2003, mas manteve-a escondida do público até este 06 de abril de 2010, quando foi revelado em um evento. O primeiro desde que a empresa foi reorganizada em finais de 2009. Veio como um lembrete amargo de que poderia ter sido tanto para Bertone quanto para a Alfa.

A Alfa Romeo queria desesperadamente que Carrozzeria Bertone produzisse o cupê GT, mas a Fiat decidiu construí-lo na sua fábrica de Pomigliano, ao lado do 147 e 159. Bertone, em seguida, tentou convencer a Fiat para deixá-lo fazer o GT cabriolet. O CEO da Alfa na época, Daniele Bandiera, adorava o carro e queria que fosse produzido, segundo fontes da Bertone. Mas isso nunca aconteceu. Foi decidido, em vez disso, construir o Alfa Spider baseado no cupê Brera.

A perda foi devastadora para a Carrozzeria Bertone, que pouco tempo depois entrou em processo de falência e no final de 2009 foi vendida para a Fiat, que a rebatizou de Officine Automobilistiche Grugliasco. A empresa de design Bertone ainda existe.

Talvez seja justiça poética que a Alfa Spider tenha sido um fracasso, com meras 12.488 unidades produzidas de 2006 a 2010. A Brera também foi uma decepção, com 21.786 unidades feitas entre 2005 e 2010. Já o cupê GT projetado por Bertone ganhou nada menos que 80.832 clientes durante seu ciclo de vida de sete anos (2003-2010).

Será que o GT cabrio salvaria a Carrozzeria Bertone? Provavelmente não, dado os problemas que assolam o setor manufatureiro na Europa. Será que o GT cabrio superaria as vendas da Alfa Spider? com toda certeza!

Fonte: http://www.autonews.com/

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Uma resposta to “GT Spider. A Alfa que deveria ter existido.”

  1. Alfa Romeo GT Spider. O carro que deveria ter existido. « Crônicas … | Clicque Auto Says:

    […] 06 de abril de 2010, quando foi revelado em um evento. O primeiro desde que a empresa foi … Alfa Romeo – Pesquisa de blogs do Google Related Posts:Alfa Romeo 8C Competizione Spider no Brasil!!!! « Crônicas AlfistasAlfa Romeo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: