Hidratação de couro

Muito e seguidamente se discute à respeito de como tratar e manter o couro dos bancos no Alfa Romeo BR (www.alfaromeobr.com.br), afinal, grande parte das Alfas já estão entrando na meia idade, e é importante manter os bancos, seja os aparentemente indestrutíveis bancos das 164, até os mais delicados e macios como das 156.

Para resumiro, gostaria de considerar alguns tópicos:

1- Limpeza do couro é diferente de hidratação do couro. Lembrem-se que o couro não é brilhoso, mas FOSCO. Um carro zero km jamais apresenta couro brilhoso (foto).
A limpeza deve ser feita com agua e sabão neutro, ou algum shampoo específico de limpeza de couro. O objeitvo é retirar a sujeira e gordura humana acumulada no couro (isso que deixa o couro brilhante e com aspecto de usado. Experimente fazer isso, passando um pano bem humedecido e levemente ensaboado. O pano saírá preto, não da tinta do couro, de sujeira mesmo. Fiz isso na minha 164 que anda pouco e é hidratada a cada 6 meses é fiquei surpreso.
Você pode simplesmente hidratar o couro, mas irá sobrepor o hidratante em cima da sujeira.

2- A hidratação serve para evitar rachaduras e ressecamento que irão destruir a capa de couro no longo prazo. Já vi carros da década de 40 ou 50 com bancos de couro originais, a unica coisa que destrói eles é o ressecamento.
Entretanto, passar creme, batom, óleo de peróba, vaselina, oleo mineral ou silicone não da uma hidratação profunda no couro e é arriscado. É uma hidratação apenas temporária que pode trazer sérios danos, tanto para o couro em si, mas também para a COSTURA, que é agredida com a química destes produtos e em alguns casos pode começar a desfiar ou apodrecer. Ou seja: NO LONGO PRAZO, o dano pode ser considerável e irreversível. Consertar uma capa de couro é praticamente impossível, pois novos enxertos ficarão muito diferentes do couro antigo, então terá que trocar tudo. Além disso, muitos destes produtos deixam o couro brilhante, que justamente é a aparencia de couro sujo.

3- Por isso que eu só uso produto específico para hidratação de couro. Entre eles, o LEXOL é o mais renomado. O Lexol não deixa o couro brilhando (um pouco apenas na aplicação mas que some rapidamente). Fica com uma aparencia de couro novo. A a hidratação dura 06 meses, enquanto os outros produtos normalmente duram até 02 meses. Não estou fazendo propaganda deste produto. A 3M tem um no mesmo nível de qualidade e mais barato que o Lexol, vejam o teste que a 4rodas fez com 05 produtos: http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/especialista/conteudo_264345.shtml

Alguma dúvida? Veja as dicas do programa Auto Esporte:

Lembrem-se que um banco de couro bem tratado dura tanto ou mais que o próprio carro.

Abraços

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta to “Hidratação de couro”

  1. Túlio silva Says:

    Fatos são fatos.
    Ótimo material!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: