Cão Mito, gato Punto

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Quando meu chefe autorizou a escolha do meu novo transporte corporativo, pensei em pedir uma Alfa Romeo 159, mas estava fora do budget. Fiz as contas e decidi pedir o novo Mito então!

Quando acordei e voltei à vida cucaracha, com as Alfas no pensamento, lembrei do velho ditado, “quem não tem cão caça com gato” . E acabei optando por um Punto, o carro mais próximo dele atualmente no nosso mercado.

Então chegou semana passada meu bichinho. A configuração seguiu a seguinte prioridade:

• 1º. Motor mínimo (1.4 nifodendo, então que seja 1.8),
• 2º. Segurança (ABS e Air Bag)
Aí acabou o $$ e o que sobrou serviu para:
• 3º. Radio-MP3 com comando no volante de couro
• 4º. Rodas de Liga (pra não ficar com cara de pobrinho)

Sem mais um centavo, a cor: branca, pois aqui no RS branco não é taxi, e é lindo. Paulistas, morram de inveja, vocês acabam tendo que ficar com o calorento preto, ou o esportivo vermelho, que em minha opinião é esportividade demais pro HLX……

O Acabamento já é o conhecido Fiat. Pelo preço, merecia um acabamento mais “Linea”. E pra quem vem de um VW Polo, o choque é grande: abertura do porta malas por aquela infame alavanquinha (que aplicaram até na 156), forro do teto igual à de um Mille, alguns parafusos aparentes. Ok, eu sei que o Polo que é exceção, não o Punto.

Se o acabamento é Fiat, o espaço interno não é: Aquele ditado “pequeno por fora, grande por dentro” não se aplica ao Punto, grande por fora e…. apertadinho por dentro. A ergonomia, é pior que a do alemão. Ao menos pra mim que tenho germânicos 1,94m.

Já o ponto menos Fiat, é o motor originário da Powertrain, aquela empresa do acordo dos italianos com a Capitão Motors. Parece que o motor está revoltado por não ter sido colocado num insosso Corsa. Acorda cheio de barulhos, e no álcool, nem quando esquenta para de ser inacreditavelmente áspero. Á 4.000RPM, você acha que ele vai explodir. À 5000RPM você terá certeza. Provavelmente eu nunca vou ter coragem de chegar à faixa vermelha. Ao menos tem um belo torque em baixa e puxa o carro com gosto. 

Poxa, mas estou falando só mal do premium da Fiat? Bom, claro que não, estou ainda extasiado pelo cheiro de carro novo e a parte boa deixei pro fim.

Primeiro, dá um prazer danado olhar ele na garagem, olhar ele no estacionamento do shopping, olhar ele de qualquer ângulo. O branco destaca suas linhas, e a dianteira é lindíssima. Que carro bonito!!!!

PS: Pena que a Fiat na Itália tenha deformado a Mini-Maserati transformando-o num Mega-500, que lástima:

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Os bancos com um belo veludo preto dão uma impressão e sensação de requinte. O motorista conta até com um apóia-braço central. O painel, com o console central “black piano” da moda e os anéis dos instrumentos cromados ajuda na sensação de nível superior. E não tem nada no mercado brasileiro nessa faixa de preço tão bonito.

E o melhor: que maravilha de dirigibilidade. A Direção é pesada, deliciosa, e com uma pega inigualável. A suspensão, firme mas totalmente adequada ao off Road de nossas vias. Nada à ver com aquela suspensão gelatinosa do Palio. A estabilidade, depois de viajar 1000 km abaixo de chuva em estradas ruins e de pista simples, só posso classificar como perfeita. Entra com confiança nas curvas e no limite escorrega a dianteira pra você levantar o pé e voltar aos trilhos.

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Enfim, no que esse carro pode dar uma prévia do Mito? Descobri que pouca coisa. Mas se esse Punto HLX é legal, fico imaginando o que deve ser o Punto T-jet (fora do Budget), e aí imagino como deve ser magnífico o Mito com seu DNA.

Só pra revoltar de deixar você tão irritado e revoltado quanto eu: Este Punto HLX 1.8 custa, preço de tabela (com isenção de IPI), R$50.656. Esse preço porque ele é simplificado pois o brasileiro não tem o poder de compra de um europeu.

Enquanto isso, um Alfa Romeo Mito, na Itália, com o motor 1.4 TB 155cv e os mesmos opcionais fica em R$51.866 ao cambio de hoje. É mole?

Abraços

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