As 155 V6 Brasileiras

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Não há como negar que o motor V6 Alfa Romeo fabricado entre 1979 e 2005 é um ícone Alfista da era moderna: agressivo, com uma sonoridade própria e muito potente, equipou todos os modelos topo de linha do fabricante, desde a Alfa 6 até a Alfa 166.

No Brasil desembarcou na versão 3.0 12v em 1990, sendo a única opção de motorização para a luxuosa 164. Depois, em 1995, veio a opção 24V. Em 1996, a Spider com o 3.0 12v.

V6 com cambio manual, só 164 e Spider, até 1996. A 166 chegou em 1999, com um 3.0 24v um pouco modificado e somente cambio automático, e em 2003, a 156 apresentava uma roupagem mais luxuosa com o 2.5 24V e também um cambio automático com opção de uso manual automatizado.

Exceto pela Spider, que desembarcou com tudo o que tinha direito inclusive o V6, (configuração rara na Europa), os brasileiros só viram este motor nos modelos direcionados mais ao luxo do que à esportividade. As máquinas digamos, mais viscerais com o mítico motor ficaram só nas fotos estrangeiras

Dito assim fica fácil entender porque causa tanto furor em nosso país os modelos menores com cambio manual e motor V6. Eles aliam a dirigibilidade dos carros menores com a estupidez do V6 Alfa Romeo.

Além das 156 V6 manuais 1999 (veja “As oito 156 da diretoria”), acreditava-se que, da mesma maneira, a Fiat teria trazido algumas 155 V6 para o Brasil. Não trouxe. Até o momento só temos notícia de somente 03 Alfa Romeo 155 V6 em terra brasilis.

As 155 foram equipadas com uma versão 2.5 V6 12v que debitava 166cv´s (contra 150 cv das 2.0 TS). Algumas histórias das 155, na ordem que as conheci:

 

155 V6 1994:

Foi a primeira 155 V6 que consegui ver e dirigir. Apareceu à venda no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre em 2005. Pediam caro, lembro na época, algo mais de R$21.000 mais dividas.

Encontrei o vendedor num posto da zona norte da cidade. Um senhor mal arrumado que me apresentou um carro na mesma situação. Uma 155 azul sem emblemas que denunciassem sua motorização, com bancos de couro rasgados e gastos, motor vazando água, rodas trocadas, pneus carecas.

Dirigir uma 155 V6 era um sonho. Dirigir essa foi um pesadelo. Um carro tão raro em tão mal estado. Dinamicamente era impossível de analisar, o motor falhava, a suspensão parecia à ponto de desmontar, cambio, freios, direção, tudo era frouxo. Fotografei, divulguei, lamentei, e me aborreci pois vi que aquele carro não iria muito longe tratado como mero meio de transporte mal cuidado e perigoso.

Em 2007, a derradeira foto enviada de São Paulo selou o destino: a 155 encontrava-se em leilão, aparentemente do mesmo jeito (ou pior) do que quando à vi. E em 2009, aparece de novo à venda no Mercado Livre (www.mercadolivre.com.br), com novas rodas (tão feias quanto às antigas) para satisfação dos alfistas (ao menos ela não tinha “morrido”.

Foi arrematada por um entusiasta do Alfa Romeo BR, que iniciou uma criteriosa restauração do carro, que, ao ser desmontado, mostrou-se mais íntegro até do que se poderia esperar.

Em breve mais notícias desta 155 registrada no Alfa Romeo BR: http://www.alfaromeobr.com.br/showmember.php?id=463&numero=52

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155 V6 1992:

Haviam os rumores que um colecionador paulista possuía uma 155 V6, vista na oficina Alfamar. Este alfista era muito reservado e não falava quantos e quais carros tinha, mas sabíamos, sua coleção reunia raridades.

Era tão inacreditável que falavam que a V6 até deveria ser adaptada, e havia rumores que ele possuía não uma, mas duas 155 V6. Em 2006 este colecionador decidiu vender seus carros, apareciam raridades como 164 com 18.000km, uma raríssima 164 S, Spider´s de todos os modelos, 2300 de várias cores. Em 2007 tomo coragem e entro em contato. Recebo a seguinte mensagem “Ainda tenho a 155 V6, posso vendê-la para você. Me liga para conversarmos.”

Em poucos dias estava em São Paulo, numa garagem da Alameda Santos. Seu irmão nos recebeu. Eu não agüentava a ansiedade, descemos e lá estava ela, no fundo da garagem. Eu nem andava, flutuava para perto dela, meu sonho, que se tornaria real depois de tanto tempo. Esse modelo, ano 1992 e cor cinza, tinha a grade diferente, (modelo antigo trocado em 1993), bancos com aquecimento e padrão quadriculado exclusivo, e suspensão regulável eletricamente.

Pela primeira vez andei numa 155 V6 em boas condições. Apesar da suspensão seca, talvez problemas na “moderna” suspensão de 1992 (depois abandonada pelos modelos mais novos), dava gosto de sentir a força do V6 e o ronco encorpado da máquina. Tinha muita coisa pra fazer, acabamentos como faroletes, tecidos de porta, pintura gasta, borrachas… Mas eu havia perdido minha 155 em um acidente e teria todas as pelas necessárias para deixá-la perfeita

E depois de todo o processo de dirigir, levantar, analisar prós e contras, a venda feita e acordada verbalmente, o sonho realizado, na hora de ir embora, um transito pesado na Rua Augusta permitiu que o motor atingisse sua temperatura de trabalho e aí começou a soltar fumaça. Muita fumaça de óleo. O motor estava com problemas. E eu não tinha na época condições de comprar o carro e ainda importar peças para deixá-lo em perfeitas condições. Desisti com tristeza e arrependimento.

Fiquei sabendo que este carro foi depois entregue à uma pessoa de confiança deste colecionador, juntamente com outras Alfas, que foram vendidas ao longo do tempo. Não se sabe o paradeiro deste carro hoje.

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155 V6 1995

Ainda em 2007 surge a derradeira 155 V6, a mais nova delas, uma azul ano 1995, já com pára-lamas widebody como as importadas oficialmente. Aparecia em fotos e site de oficina paulistana que se especulava teria adaptado a mecânica. Mas depois conseguimos confirmar que era a segunda 155 V6 do colecionador paulistano, que havia vendido antes. Apareceu à venda também no Mercado Livre, e imediatamente pedi para um amigo ver. É um modelo Elegance, com couro, painel de madeira, air bag. As únicas diferenças entre as 2.0 que foram vendidas oficialmente é a alavanca do cambio (de cinco marchas) com pomo diferente e o painel de instrumentos. Por fora, rodas e aerofólio da Super, e cuore pintado na cor do carro (característica das 155 V6).

Meu amigo viu, analisou o carro e me mandou fotos com a mensagem “a 155 mais nojenta que já vi”. Dei desconto pela analise (ele é muito, mas muito chato quando se trata de Alfas) mas não adiantava. Tentei me convencer que seria mais facilmente restarável que a 1992, pelo fato de ser igual às 2.0 95/96, mas decididamente eu estava (e continuo) perdidamente apaixonado pela V6 1992.

Ela ficou um tempo à venda e finalmente hoje esta 155 está no grupo Alfa Romeo BR também. Dizem, à venda.

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Se você souber de outra Alfa V6 especial no Brasil por favor conte-nos!!

 Abraços

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10 Respostas to “As 155 V6 Brasileiras”

  1. Armando Luiz Almeida Says:

    Parabéns Renatão, p/mim louco pela 155, pois ao meu ver é o retrato puro de carro italiano, e com toda essa cavalaria é maravilhoso………….

  2. Danilo Rizzo Says:

    Renato,
    crônica apaixonada… e como é duro ver o carro dos sonhos se desfazer em mãos erradas.
    Mas fica tranquilo que essa fase já passou e sua ‘afilhada’ está bem… está em boas mãos… ganhando vida aos poucos.
    Obrigado pelo apoio de sempre.
    Abraços e parabéns.

  3. Marcus Says:

    Boa noite renato, essa alfa 155 v6 1992 esteve durante 6 meses comigo essas fotos dela são na porta da minha residencia, quando recebi esse carro do DR. C.A.M. (não vou dizer o nome mais foi lá e sabe quem é) ela estava com as juntas de cabeçote queimadas, cilindro de embreagem não muito bom e esticador da correia que é hidraulico também com defeito, eu mesmo importei as peças e mandei para oficina de confiança para fazer o serviço, continuei algum tempo com o carro juntamente com outros 2 modelos de 2300 que foram vendidas e pouco tempo depois da venda desses 2 modelos a 155 voltou para a mão do dr C.A.M.

    Obrigado e qualquer coisa que eu possa ajudar o e-mail é mkspparts@hotmail.com

  4. tony Says:

    ola amigo estou, querendo adquirir uma linda alfa 164 azul 95 top toda revisada por 12.900,00 o que vc acha estou fazendo um bom negócio ???
    gostei muito do carro pois adoro carros importados e bem sofisticados,

    aguardo sua opinião

    abraços,

    tony

  5. eduardo Says:

    TONY…vai fundo……esta historia que o motor da problema e lenda..ate saiu no jornal da oficina…..um especialista em alfa…em 30 anos, nao fez nem 4 motores ate hj…ou seja ela nao funde….sou propietario duma 164 v6 3.0…….sao 220 cvs, medidos no dinamometro..sem nenhum veneno nocivo..apenas chip ,escape 2.5, sem catalizador… e filtro esportivo…..nao tem p. audi, bmw, e nenhum nacional de hj emdia….ela e sem educacao..vc pisa..ele responde

  6. Marcelo Says:

    Existe uma preta tbm!

  7. Francesco Giuseppe Lardon Alfista Says:

    Como um imigrante italiano e de futuro para o Brasil já posso dizer que quem escreveu o artigo esquece porque o V6 Alfa Romeo é um ícone, que tendem a dizer que saiu em 1979, mas as suas origens remontam a 1973 no projeto alpha 6 colaborou Horace Siata PULIGA e Giuseppe Busso cujo motor projeto na Itália para indicar o seis cilindros Alfa Romeo apenas dizer que eu bater … e eu espero que para importar a chamada comigo bater o v6 Alfa Romeo …
    Eu sou muito ativo na Itália no modelo 155, que foi fundada em 1992, há muitas versões da série de esportes, a primeira e segunda séries de celebração como a fórmula e Silverstone com a Centelha válvula 1,8 8 Twin e maior alcance do 2.0 155 Turbo 4-cilindros 186 cv de que você nunca exportado com o all-wheel drive Twin Cam fonte Lampredi Lancia Delta HF.
    o V6 é muito raro no mundo de 7198 espécimes V6 2492cc com 163 cv é o mais raro dos 155 V6 155 V6 é o ss para o mercado japonês apenas 17 direita unidade e 10 com direção à esquerda Peço desculpas pelos comentários que eu sou feliz Eu ensinei-lhe mais alguma coisa

  8. cauexx@gmail.com Says:

    eu tenho uma 155 V6 Azul.

  9. Alfa Romeo 155 V6: o começo da restauração! - FlatOut! Says:

    […] A integra do artigo do Renato sobre as poucas 155 v6 brasileiras, vocês leem acessando este link. […]

  10. Carlo Eduardo Says:

    Olá Renato…
    Esta alfa 1995 e minha e realmente está em São Paulo, e apesar de várias ofertas e até uma certa insistência de alguns, por mais que pense até hoje não tive a coragem de vender, pois sempre pesa acima de qualquer outra coisa a paixão que meu pai tinha por alfa romeo, e também por ser um raro exemplar aqui no Brasil.Ainda até hoje me falta literatura para poder deixar no estado original de fábrica…ainda tem uns certos disservicos prestados pelo antigo dono como o pára-sol cortado para colocação de tela de DVD…por isso se tiver um tempo agradeceria a ajuda para voltar ele a sua dignidade completa.
    Obrigado
    Carlos Eduardo

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