FABRAL e Alfa Romeo 102/B: o primeiro projeto

As fotos abaixo foram obtidas no Centro Documentazione do Alfa Romeo Automobilismo Storico de Arese e publicadas no recém lançado livro Curiosalfa, do milanense Stefano Salvetti, filho do fundador do Alfa Blue Team.

Este carro seria o protótipo do primeiro Alfa Romeo a ser fabricado no Brasil, a partir de 1959, fruto do projeto FABRAL, iniciado em abril de 1957.

O projeto FABRAL (Fábrica Brasileira de Automóveis Alfa), consistia na construção de uma fábrica em Jacareí, estado de São Paulo, para produzir uma berlina baseada na Alfa Romeo 2000, chamada 102/B, e que usaria o logo Alfa Romeo, (e não FNM). A idéia era produzir 3.000 unidades em 1959, e impressionantes 10.000 em 1960.

O nome do projeto era o nome interno do modelo, 102 (correspondente à berlina 2000), e B de Brasileira.

Era, na época, joint venture entre o Grupo Matarazzo e a Alfa italiana, projeto paralelo e não substituto ao acordo que a Alfa tinha com a FNM (que, por contrato, só podia produzir caminhões).

O projeto foi aprovado pelo GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), como pode ser comprovado pelo Manual on economic development projects publicado em 1958 pela Comissão Econômica para a América Latina das Nações Unidas. Em um quadro denominado Programa de Produccion de Vehiculos motorisados en el Brasil, apresenta-se a previsão de produção automotiva até 1961 com os projetos aprovados pelo GEIA até 30/9/57. Vejam que o Alfa Romeo 102 B (Fabral) está na lista, assim como a FNM.

Qual o motivo do projeto ter sido abortado? E porque a fabricação foi transferida para a FNM?

Quem esclarece este ponto é o Jornalista (e Alfista) Roberto Nasser, que esceveu: Na fabral a Alfa seria acionista com os custos e riscos. Com o “acordo” com a estatal (FNM), livrava-se dos primeiros, e reduzia os outros pelo fornecimento de partes, licenças, etcc e tal. E foi de tal maneira acordado, que o JK era o único produto dispensado de cumprir a nacionalização, então o fantasma da então nascente industria.

E assim foi: em 1960 nasceu em Xerém/RJ o FNM JK, este totalmente fiel ao original Alfa Romeo 2000, mas com nome e logo da estatal Fabrica Nacional de Motores.

Estas informações trazem mais perguntas do que respostas:
1- Quem geria o projeto FABRAL?
2- As fotos que estão no Centro Documentazione, foram feitas no Brasil ou na Itália?
3- Era este o protótipo do carro que seria fabricado no Brasil? E o projeto 103 é anterior ou posterior à este?
4- Porque ele tinha a frente modificada? Que outras modificações haviam?
5- Porque estas modificações foram descartadas quando no lançamento do FNM JK?

Qualquer informação adicional sobre o projeto e o protótipo é bem vinda!

Abraços

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4 Respostas to “FABRAL e Alfa Romeo 102/B: o primeiro projeto”

  1. Zé Rodrigo Octavio Says:

    O mais interessante é que este protótipo tinha vidros elétricos nas portas.

  2. Leonidas Says:

    Renato,

    Parabens pela materia. Tenho certeza de que pouquissimas pessoas sabem deste projeto.

    Grande abraco

  3. Håkbråk Says:

    In an article by Helen Shapiro about the Brazilian automobile industry, the Fabral project is listed as the “AR/103/B” – is that a misprint? The tipo 103 was a 900cc front-wheel drive prototype, I don’t think it was under consideration by Fabral.

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